CV

Renata Portas 



Encenadora, actriz e dramaturga. Nasceu em 1976, em São Paulo, Brasil. 
Concluiu em 2003 o curso de Interpretação no Balleteatro Escola Profissional e frequentou o curso de Mestrado em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou profissionalmente como assistente de encenação de Jean- Pierre Sarrazac, no espectáculo “ Cantiga para JÁ”, co-produção Companhia Teatro de Braga, Centro Dramático Galego e Coimbra 2003.
Encenou peças e textos de autores como Valère Novarina, Heiner Müller, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Carlos J. Pessoa, Franz Kafka, Virgínia Woolf, Luis Maffei, Luís Mestre. 
Dos seus textos dramáticos destaquem-se os seguintes: Interlúdio (2010), Finisterra (edições Tnsj, 2012) e A Boca de Telémaco é a fortuna da casa (em construção). 
Dramaturga do espectáculo So Far, de Elisabete Magalhães ( Map 2012/ Fábrica de Movimentos/2012).
Como intérprete colaborou com grupos e/ou criadores como: Victor Hugo Pontes, Fura dels Baus, Roberto Merino, Juliana Snapper, Ana Borralho e João Galante.
Paralelamente desenvolveu actividades no âmbito da formação teatral: Espaço T (2011-2012), Chã das Eiras (2006), escrita documental (Bartleby na Casa da Mariquinhas - Diário de bordo, com Daniel Moreira, sobre o projecto Fados e Poesias em Tempo Real, Manobras 2012), e instalações /ateliês para toda a família: Chá da Alice (2007-2009), você escolheu errado o seu super- herói (Manobras no Porto, 2011). Colaborou com artigos para a Rua de Baixo (crítica), e revista Drama.